Semana Académica 101

Vamos já todos concordar numa coisa, vai existir excesso de álcool, vai existir excesso de fast food, vai existir pouco sono e vão existir muitas memórias e histórias para contar! Estou a fazer este artigo apenas para tentar melhorar o vosso bem-estar e disposição esta semana! E beber água e comer não serão nunca impeditivos de festejar e de te divertires.

Até podemos começar já por esse mito, que por muita água que bebas quando já estás com alguma taxa de álcool no sangue, não vai diminuir o teu estado de alcoolemia haha por isso bebam água para frente e bebam álcool com calma para saberem exatamente onde estão a até onde querem ir.

Portanto, está visto que será a vossa melhor amiga nesta semana não estão? Espero que não seja novidade – não vamos pedir para que se cumpram os ideias, vamos nos manter pelos mínimos, que numa semana de pouco sono, muita agitação e movimento e muito álcool, estes já seriam mais elevados! Prometo mesmo que a água vai fazer milagres, já voltamos a ela mais à frente.

Comer, o que der! Mas leva algumas coisas práticas para o teu abrigo nesta semana, barras de cereais, sumos de fruta (apostem nos sumos de fruta, hidratam e alimentam ao mesmo tempo), bolachinhas, saladas pré feitas e legumes congelados para acompanhar as refeições (ou sopa, mas eu pessoalmente preferia mil vezes uma salada fresca a uma sopa), cereais de pequeno almoço, lacticínios podem não ser as melhores opções para quem tem estômagos mais sensíveis, ah, e levem medicação!

Deixamos de fazer 6 refeições diárias para fazer 3 – sendo que apenas uma delas é planeada ( apostaria numa espécie de jantar) por isso esta mesma refeição à mesa devíamos apostar em que seja o mais completa possível, não é para poupar nas quantidades, há muita coisa para repor da noite passada e muita coisa para guardar para o dia e noite que aí vem.

A meu ver, o mais importante é ter algumas refeições planeadas (não é seguir qualquer tipo de plano), mas sim teres escolhas na hora de ires comer! Imaginemos, chegas a casa da noite da queima, já de manhã, por muito que tenhas comido um kebab na barraquinha, podes ainda ter fome e é normal que o tenhas, por isso é sempre boa ideia comer alguma coisa ao chegar a casa (e beber água!!), apetece-te mc e tens um à porta de casa? Ótimo! Já comeste mc ontem e deixas-te um wrap pronto em casa para comeres ao chegar? Ótimo! Opções minha gente! E não tem de ser uma wrap com peito de frango e alface, podes acrescentar mais umas coisas e o ketchup, mas sempre é algo feito por ti, com mais qualidade nutricional e menos processado, coisa que vai ajudar nas dores de estomago.

E sobre a ressaca? Temos dicas também haha – metade da cura está no antes de beber e outra metade antes de ir dormir, no final apenas podes confiar no trio banho, repouso e água. Então preparando a noite podes já começar a hidratar o corpo, eu sei, outra vez, mas faz mesmo muita diferença, os principais sintomas da ressaca advêm da desidratação (dores de cabeça, cansaço, fraqueza, boca seca, olhos pesados) e não esquecer de comer! Come de forma minimamente equilibrada, ou seja, não retires nada do que estavas a pensar comer, mas acrescenta! Acrescenta conteúdo proteico ao teu prato e fibra!

Quando chegares a casa, antes e depois de comeres o lanchinho que preparaste ou compras-te pelo caminho, BEBE MAIS ÁGUA, porque no *queimódromo* não bebeste certamente haha não bebas até ao ponto de ficares maldisposte, mas até que te seja minimamente confortável, vai te preparar para dormir, (pessoal tirem a maquilhagem nem que seja já com uma perna na cama, hidratem esses lábios e durmam que nem anjinhos!)

No dia seguinte, é esperar que o investimento do dia anterior tenha ajudado e continuar com estas estratégias!! Poderia também dar exemplos de alimentos que reponham o status oxidante do nosso organismo (vitamina E, vitamina C, selénio, etc) mas sabemos que não vai acontecer com a frêquencia devida, por isso os próximos exemplos guardem para a semana seguinte de recuperação e tentem incluir um pouco mais destes alimentos no vosso dia a dia – frutos vermelhos, laranja, brócolos, couve-roxa, batata-doce, espinafres, leguminosas, frutos gordos e ainda algumas especiarias como os orégãos, açafrão, cravinho, alecrim, sálvia, manjericão, noz-moscada e também canela e cacau em pó.

Voltando à semana em si, o teu estomago vai estar sensível durante toda a semana, por isso vê se também lhe dás umas tréguas de vez em quando e lhe dás um alimento mais simples e de digestão mais fácil quando te for possível (exemplos em cima)

Ah, outra coisa gira, como vamos andar a semana toda mais para o desidratados do que hidratados, uma coisa a não poupar na confeção é o sal (não estou a dizer para abusar, estou a dizer para não poupar) porque o sal promove a retenção de água no nosso corpo, e se há semana que vamos precisar dela, é esta!

Agora deixo-vos com os vossos planeamentos para uma das melhores semanas do ano, não se esqueçam do protetor solar e da garrafinha de 0,33L na pasta do traje ou na mochila, se cabe o vinho do porto, também cabe uma garrafita de água. Espero mesmo que se divirtam, aproveitem ao máximo uma semana que se vão lembrar para sempre! Reforçando sempre o juízo e a segurança! E ao pessoal do Porto, um beijinho especial, vemo-nos por lá!